sexta-feira, 6 de junho de 2008



De acordo com registros históricos, o chá foi introduzido no Japão no século oito, originário da China, e pelo monge Eichu.
Apreciado, a princípio, pelos sacerdotes Zen, o seu consumo logo se difundiu, também, entre a classe superior, com função medicinal e indicador de luxo.
O matcha, como é chamado, por cerca do séc.XIV passou a ser utilizado num jogo chamado “tocha”. Nele, os convidados provavam de diversas xícaras de chás, provenientes de várias regiões, e aos que acertavam na escolha, eram entregues prêmios. Com o grande reconhecimento atingido através desses jogos, às plantações de chá começaram a florescer, e o “Tocha”, gradativamente, converteu-se em tranqüilas reuniões sociais freqüentadas por membros das classes superiores.

O objetivo da cerimônia passou a ser então, envolvido por uma atmosfera de meditação, na qual os participantes provavam o chá enquanto admiravam pinturas, artes e artesanato da China, mostrados num "shoin" (estúdio). Influenciado pelas formalidades e maneiras que regiam a vida dos guerreiros samurais - classe dominante da época - o ato de apreciar a bebida foi dotado de regras e procedimentos que os integrantes da reunião deveriam obedecer. A partir daí surge, então, os fundamentos da "chanoyu".
Mas foi no final do sec. XV, através de um plebeu chamando Murata Juko, que o cerimonial do chá , popularizado na classe superior, passa por modificações e mais tarde torna-se a denominada"wabicha” . Nela, “a sensibilidade é o reconhecimento da ‘verdadeira beleza na modéstia e simplicidade”. No séc. XVI, que Sen-no-rikyu estabelece, por fim, a wabicha, na forma com a qual a "chanoyu" é realizada hoje.

A cerimônia:
“ No Japão, as pessoas, ao serem convidadas para uma reunião de chá, costumam comparecer com antecedência: aguardam sentadas em uma pequena sala, desfrutando da companhia uma das outras e desligando-se das atribulações do cotidiano.O anfitrião terá cuidado da preparação da sala, talvez pendurando um "kakemono" (pintura ou caligrafia sobre papel ou seda, montada sobre um rolo de papel geralmente emoldurado com brocado), acendendo o fogo para ferver a água para o chá e terá também preparado uma pequena refeição caprichosamente escolhida, tudo com o objetivo de tornar a reunião o mais agradável possível.Esse encontro representa a manifestação clara de uma sensibilidade interior que se adquire através do estudo e da disciplina do Chado, o Caminho do Chá.”
(Trecho retirado do Nihonsite)

Em suma...
“O Chá nada mais é do que isto:primeiro você aquece a água,depois você prepara o chá.Depois você bebe adequadamente.Isso é tudo o que você precisa saber”
(Sen Rikky)

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