sábado, 7 de junho de 2008

Mistérios do cinema indiano...



Todos os dias, cerca de 30 milhões de pessoas freqüentam as várias salas de cinemas indianos. O número não é de se estranhar, já que a indústria cinematográfica indiana está entre as maiores do mundo, alias, é a maior do mundo, em termos de venda de bilhetes e de quantidade de filmes produzidos. Mas venhamos e convenhamaos, porque os bilhetes, também, estão entre os mais baratos do mundo.

O cinema foi introduzido na Índia em 7 de Julho de 1896 e, desta data aos dias atuais, o seu consumo se estendeu exponencialmente. A razaõ se deve, em parte, ao grande gosto dos indianos pela mistura da dança, música, representação/narração, romance íntimo e calor épico. Os filmes nunca forma considerados como uma inovação; mas, geralmente, são vistos como um prolongamento das manifestações culturais tradicionais: marionetes, kathakali e lanterna mágica. As músicas utilizadas nas trilhas sonoras, quase sempre expressam emoções e paixões, que variam entre o amor, tragédia, triunfo e celebração. É costume usar artistas para cantarem músicas – playback- enquanto os atores apenas sincronizam os movimentos labiais com a voz do cantor.
Os maiores centros produtores concentram-se em Mumbaim, Calcutá e Madras; eles lançam, anualmente, uma média de quase mil filmes. A língua falada na maioria é o Hindi, mas também há produções em Tamil, Telugu e em Malayalam.

O cinema, considerado a maior diversão dos indianos, recebe esse título igualmente, porque incorpora as várias teorias hindus, reformulando-as e restituindo-as em cada produção. Cada filme é experimentado como uma longa viagem, através da qual, o patrimônio mitológico e lendário da Índia é sempre reconstituído.


...O cinema Novo
Além do cinema comercial, existe também um tipo de cinema na Índia, que aspira apenas à seriedade da arte. Este tipo de cinema é conhecido como o Novo Cinema Indiano, mas a maior parte das pessoas da Índia chama a estes filmes de "filmes de arte". Estes lidam com uma grande variedade de temas, mas a maior parte explora as complexas situações e relações humanas.stes filmes também tinham uma exibição limitada em cinemas na Índia e no estrangeiro. A partir dos anos 80, o cinema artístico indiano perdeu em grande parte o patrocínio do governo. Hoje este tipo de cinema é produzido com orçamentos mínimos e usando aspirantes a atores.
(wikepédia)

...Relação passional
Cada indiano se identifica com as personagens a ponto de esquecer, durante o tempo que dura uma sessão, seus problemas e infortúnios pessoais
Esses incessantes intercâmbios, sinais de uma verdadeira forma artística popular, não bastam para explicar a relação passional do público com o seu cinema. Ópio do povo? O fato de que cada indiano se identifica com as personagens a ponto de esquecer, durante o tempo que dura uma sessão, seus problemas e infortúnios pessoais constituem uma evidência. Da mesma forma, há certamente uma parte de verdade nas teorias que associam o fenômeno da projeção de um filme ao conceito de darsan – visão "mútua e benéfica", segundo a qual é possível tirar benefícios do simples fato de ver a imagem santa de uma divindade ou personalidade importante e, simultaneamente, ser "visto" por ela. Embora justifiquem o imenso sucesso do cinema, essas hipóteses não conseguem, contudo, explicar a relação passional dos indianos para com os seus filmes.

( Len Monde diplomatique, agosto 2004)

Nenhum comentário: