sexta-feira, 20 de junho de 2008

As máscaras da ópera chinesa



"Os argumentos de uma ópera chinesa unem elementos trágicos e cômicos, misturados com canto, dança, narrações poéticas e acrobacias. Trata-se de uma dramatização de feitos históricos e lendas populares.
Em seu humor amável se reflete e satiriza a sociedade, como resultado, instruindo e entretendo."
(Wikepédia)
As máscaras da ópera chinesa, além de utilizadas estrategicamente, constitui um objeto artístico de valor inestimado. Surgidas como derivação das pinturas facias dos artistas da dinastia, Song- sec X -; e de lendas populares tradicionais da China, hoje as máscaras combinam literatura, música, dança e belas artes com wushu* e acrobacia.
Com motivos variados, é através dos traços e das cores que torna-se possível distinguir o caráter, temperamento, qualidades ou defeitos, dos personagem que estão sendo interpretados.
As mascáras, geralmente, são divididas em quatro grupos, e representam cada uma, um tipo de personagem: sheng, velhos; dan, jovens mulheres; jing, mascarados e chou, palhaços. "Sheng", por exemplo, representa os papéis masculinos sinceros; "dan" simboliza papéis femininos positivos; "jing" são os coadjuvantes masculinos e "chou" simboliza os humoristas e pode caracterizar, também, os personagens desonestos.
As cores, igualmente, desempenham um papel fundamental no entendimento da trama. Cada cor carrega consigo, um significado, características e sentimentos próprios do personagem: o vermelho denota bravura; o preto simboliza uma personalidade franca e heróica; o branco representa um ser astuto e insidioso. Sendo assim, o público, ao mesmo tempo que aprecia a caracterização do personagem, também, podem perceber a índole dos mesmos.
Não é por acaso que as máscaras são conhecidas como a "expressão do coração e do espírito" dos personagens da ópera.


*Wushu : é um termo chinês que literalmente significa arte da guerra. Este é o termo correto para o que no ocidente se passou a chamar errôneamente de kung fu

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