quinta-feira, 5 de junho de 2008

taj Mahal


“Taj Mahal foi construída de puro mármore branco, impermeável, um tipo que só se encontra na região. Vários detalhes são feitos em rubi, esmeralda e ônix. A mesquita ao lado é feita de bloco cerâmico, com cúpulas auto-portantes e tem um clima interno totalmente diferente, frio e de acústica.”

Para iniciar a nova temática, sobre cultura asiática, nada mais emocionante - ao meu ponto de vista - que começar pelo Taj Mahal (Índia).
Localizado numa das regiões mais antigas do planeta, o Taj Mahal é um *mausoléu que, além de classificado pela UNESCO como patrimônio da humanidade, também integra o conjunto das sete maravilhas do mundo.
Construído entre 1610 e 1652 a pedido do Imperador Shah Jahan, o Taj Mahl, mais que uma perfeita obra arquitetônica, é considerado a maior prova de amor do mundo. Ele foi edificado em memória da esposa favorita do Imperador, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A jóia do palácio").
Internamente a construção é dividida em diversas salas, dentre as quais, a principal, é também a que guarda os restos mortais de Shah Jahan e Mumtaz.
A *cúpula do edifício, para nós em forma de cebola, para os árabes, em forma de maça, está decorado com um anel de flores de lótus em relevo, e no remate uma agulha ou finial dourada combina tradições islâmicas e hindus.
. O monumento tem uma altura aproximada de 60 metros; a cúpula principal mede 20 metros de diâmetro e 25 de altura. Hoje ele é considerado uma das maiores atrações turísticas do mundo.
A beleza, história e misticismo a que remete, são fatores que inspiram a prosa de diversos viajantes e escritores mundiais. Mais do que ouro e pedras preciosas o Taj Mahal carrega consigo emoções...

“Apesar dos seus adornos
severos, puramente
geométricos, o Taj Mahal flutua.
Na cúpula, a imensa cúpula,
há algo levemente excessivo,
algo que todo o mundo sente algo doloroso.
Documenta a mesma irrealidade.
Porque a cor branca não é real, não pesa, não é sólida.
Falso abaixo do Sol,
falso na claridade da Lua,
espécie de pez prateado
construído pelo homem
com uma ternura nervosa. "
Henri Michaux

Cúpula: Uma cúpula (ou domo) é uma abóbada hemisférica ou esferóide.
Mausoléu: Um mausoléu é uma tumba grandiosa, normalmente construída para um líder ou figura importante que morrera; também pode referir-se a uma estrutura que contenha um certo número de criptas com tumbas de indivíduos mortos.








Nenhum comentário: