quinta-feira, 12 de junho de 2008

Hina Matsuri: o dia das meninas.





No Japão, as meninas têm o seu dia! É o Hina Matsuri: dia das meninas ou dia das bonecas, comemorado a três de março.
A tradição antiga, a princípio, denominada Yayoi no Sekku, era dedicada à purificação dos maus fluidos. Acreditava- se que escrevendo males e infortunários em bonecas de papel, e depois as jogando no rio, elas levariam todos os maus espíritos.

O Hina matsuri, também está relacionado às bonecas.Trata-se de um evento, em nome da felicidade e saúde das meninas. Desde o período Edo, famílias nobres utilizavam as bonecas para enfeitar suas casas, e com base na crença, claro, de que as meninas conseguiriam ter um bom casamento.
O primeiro festival de uma menina se chama hatsuzekku e, tem por símbolo - não só o primeiro, mas todo o ritual - o hinadan ( altar das bonecas),no qual elas geralmente estão vestidas com trajes da corte do período Heian.
Embora, a tradição ainda seja mantida no Japão, existem certas dificuldades em relação à disponibilidade de tempo para realização do ritual e o custo financeiro, já que certas bonecas chegam a custar fortunas. Os altares mais simples geralmente de apenas um andar chegam a custar, em média, 100 mil ienes.

Ao contrário do que se pode pensar, quem sustenta o ritual das bonecas não são os pais, mas sim, os avós maternos da criança. Logo que a menina nasce, já é possível presenteá- la com o Hina Ningyo em seu primeiro Hina Matsuri. Kasahara explica que “Quando os avós vão comprar, eles escolhem as bonecas com boas feições”; apesar de todas parecerem iguais, elas apresentam detalhes, rostos e expressões peculiares.

Assim que passa o Hima Matsuri, os pais devem -cuidadosamente!- levar as bonecas para o mais longe possível; caso contrário, suas filhas correrão o risco de não casar, e se casar, bem mais tarde. O cuidado se trata da aplicação de anti- mofos e de caixinhas especias onde as bonequinhas possam ficar bem insataladas. Se não for assim, elas podem ficar ressentidas e não serem encontradas muitos bem nos anos seguintes.
^^

Nenhum comentário: